-
Arquitetos: Vapor arquitetura
- Área: 165 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma loja-fábrica, transparente e aberta aos processos de fabricação. Localizada em um imóvel térreo no bairro de Pinheiros em São Paulo, casario remanescente das casas operárias do início do século XX e típicas deste bairro comercial. Um desafio deste projeto foi a instalação das áreas operacionais da loja-fábrica dentro da tipologia original da casa: uma atualização dos usos de uma cidade que não mais se apaga e que mantém suas edificações anteriores.
A arquitetura neste projeto foi encarada como um plano branco, um pano de fundo à compreensão dos processos de produção e valorização dos produtos empregados na fabricação dos chocolates. O maquinário em inox misturando a massa do chocolate; as tintas naturais para as pinturas; os bombons coloridos com desenhos feitos artesanalmente, são evidenciados aos passantes, desde a vitrine na fachada para a rua até o fundo da edificação, ilustrando desta forma o processo linear de fabricação conforme o percurso pela loja.
O branco da arquitetura, apesar de silencioso, trás unidade à composição entre os diferentes materiais empregados, fazendo um jogo de textura aos planos do espaço: o epóxi dos pisos e paredes da operação; os azulejos esmaltados em diferentes tamanhos e paginações; os caixilhos metálicos; as bancadas em quartzo; o cimento queimado, o tijolinho pintado e os forros lisos e perfurados. Existe uma única exceção: um bloco furta-cor inserido no centro da loja. Um volume revestido em chapas modulares holográficas que abriga os espaços mais reservados da operação, criando ao mesmo tempo uma caixa de surpresa ao imaginário do universo do chocolate com reflexos cambiantes pelo espaço.